Manutenção De Exaustor E Insuflador

HomeManutenção De Exaustor E Insuflador

A manutenção de exaustor e insuflador é imprescindível para o bom funcionamento dos sistemas, mantendo constantes as condições de renovação de ar, conforto térmico e diluição da poluição ambiental, previstos no projeto.

O bom desempenho dos equipamentos de ventilação não depende somente da avaliação e dimensionamento mais adequados na seleção, mas também resultam, e muito, da correta operação e manutenção sistemática e periódica.

Outros benefícios da manutenção de exaustor e insuflador são:

  • prolongar a vida útil dos equipamentos e componentes,
  • limitar a manutenção corretiva
  • reduzir as as paradas dos sistemas.

Os equipamentos desenvolvidos pela Tecvent são fabricados para utilização em uma extensa gama de aplicações e condições ambientais. Por isso, a periodicidade e condições de manutenção preventiva variam conforme a intensidade de utilização e características de aplicação.

A manutenção de exaustor e insuflador é realizada por técnicos especializados e treinados na fábrica. A Tecvent mantém rigoroso acompanhamento das certificações necessárias para o trabalho em altura, bem como do uso dos EPIs obrigatórios e ferramental adequado.

Itens observados na manutenção de exaustor e insuflador

Ruídos anormais

o atrito de peças metálicas pode ser ocasionado por cabos de aço ou elementos de fixação soltos na altura dos difusores, principalmente aletas. A equipe efetua o reaperto dos parafusos de fixação de todas as peças. Se o problema persistir é um indicio de desbalanceamento do conjunto de acionamento.

Desbalanceamento

O desbalanceamento do conjunto de acionamento provoca a vibração das hélices e ruídos de tom graves tais com ronco da hélice ou do motor, deteriora o estado dos rolamentos e a consequente perda das hélices e motor.

Vibrações

A equipe da Tecvent faz a inspeção do estado das conexões e suportes, peças de sustentação damper’s sob pressão e elementos filtrantes (quando aplicáveis) para devolver a estabilidade dos equipamentos e acessórios.

Recomendamos a medição do nível de vibração e ruído – A cada 500 horas de funcionamento.

Inspeção de corrosão – Semestral

Teste de escuta – através de técnicas simples de escuta e avaliação, a equipe da Tecvent avalia as condições de trabalho dos rolamentos do exaustor ou insuflador durante o seu funcionamento. Esta avaliação determina se há falta de lubrificação na peça ou mesmo se o rolamento está impregnado por partículas que estão impedindo o seu desempenho normal.

Teste de temperatura – Se a temperatura do local estiver muito alta ou com variações bruscas, há a indicação de que algo está errado (falta ou excesso de lubrificante, sujeira no rolamento, sobrecarga, retentor com muita pressão, etc.,)

Rotação – Confirmação do sentido de giro de hélices, quando realizado trabalhos na rede elétrica de serviço.

Lubrificação – Observar as instruções do fabricante quanto ao intervalo de lubrificação e manutenção periódica.

Limpeza:

  • Mensalmente, para ambientes normais;
  • Semanalmente, para ambientes agressivos;
  • Diário, para ambientes higiênicos.

Programa de manutenção preventiva de exautores e insufladores

Na manutenção preventiva de exaustores e insufladores devem ser observados:

Semanalmente

  • Verificar se há ruídos anormais;
  • Verificar os equipamentos rotativos, quanto ao giro livre e silencioso.
  • Verificar os equipamentos de comando e controle elétrico, seguranças, fios e contatos, certificando-se que tudo esteja em perfeitas condições de funcionamento.

Mensalmente

  • Verificação e correção de vazamentos;
  • Verificação do estado físico da telha;
  • Verificação das condições do filtro.

A cada 6 meses

  • O nível de ruído dos rolamentos dos motores e transmissão, quando aplicável.
  • Verificar condições dos filtros no tocante a sua saturação para definição da periodicidade da troca dos elementos filtrantes. Este procedimento é muito importante durante a primeira fase de funcionamento dos sistemas, pois cada região possui características climáticas diferentes de qualidade do ar ambiente.
  • Verificar se ocorre vibração nos cabos de aço ou se as aletas do difusor podem estar soltas ou já é um indicio do balanceamento das hélices.

A cada 12 meses

  • Limpeza de todos os componentes do equipamento.

 

A Tecvent realiza manutenção, limpeza e recuperação de equipamentos de ventilação industrial de qualquer fabricante.