Em dúvida sobre qual modelo de exaustor industrial utilizar em seu galpão?

HomeExaustor IndustrialEm dúvida sobre qual modelo de exaustor industrial utilizar em seu galpão?

A necessidade de proporcionar conforto térmico no ambiente faz com que as empresas busquem soluções de ventilação industrial de qualidade. O exaustor industrial, por exemplo, é capaz de atender essa demanda, já que promove a renovação do ar de forma eficiente e com bom custo-benefício. Mas, em meio a tantas opções, qual é o modelo ideal para seu galpão?

Veja no post de hoje o que influencia nessa decisão.

Por que optar por um exaustor industrial

A instalação de um sistema de ventilação industrial traz diversos benefícios para as empresas. Com os exaustores, é possível alcançar o conforto térmico no ambiente, cumprindo as exigências das normas de segurança do trabalho, o que resulta em aumento da produtividade da equipe e redução dos afastamentos e turnover por conta do calor excessivo.

Além disso, a solução de ventilação evita o superaquecimento das máquinas e ajuda a organização a economizar energia elétrica.

Diferentes modelos de exaustor industrial

Se você está considerando a instalação de exaustores na empresa, primeiramente é preciso conhecer os tipos de equipamento disponíveis. Existem quatro tipos de exaustor industrial: exaustor industrial de telhado, exaustor industrial de parede, exaustor industrial centrífugo e exaustor axial transportável mancooler.

  • Exaustor industrial de telhado: o equipamento renova o ar no interior do ambiente, forçando a saída do ar quente, dos odores e dos gases resultantes do processo produtivo. A vantagem desse modelo de exaustor é a fácil instalação, que permite a realocação do produto em telhados com o mesmo ângulo de inclinação e características de construção.
  • Exaustor industrial de parede: possuem o mesmo princípio de funcionamento dos exaustores de telhado, porém, são instalados na parede dos galpões, a fim de promover uma troca rápida do ar no ambiente.
  • Exaustor industrial centrífugo: utilizado em ambientes que exigem a troca de ar em grandes quantidades. O produto evita acúmulo de sujeira ou elementos que prejudiquem os colaboradores. Esse modelo é indicado para eliminar gases, materiais inflamáveis e corrosivos do local de trabalho, podendo ser instalado diretamente em máquinas que liberam esses itens prejudiciais ao ambiente.
  • Exaustor axial mancooler transportável: a principal vantagem desse tipo de exaustor é o fato de ser transportável, o que traz grande facilidade para uma ventilação direcionada ou localizada – como em ambientes com fornos. Contudo, o produto é ideal apenas para índices de pressão e vazão entre 720 e 10.000m3/h.

Além da diferença quanto às características e instalação, variam também os preços dos exaustores.

Para cada projeto, um exaustor industrial

O que determina o exaustor industrial ideal para cada empresa é o projeto de ventilação. Por esse motivo, apenas especialistas podem indicar a solução adequada, de acordo com as características do galpão, ambiente a ser ventilado, entre outros itens. E a personalização do projeto só é possível apenas uma análise detalhada in loco, que garante que a empresa obtenha a solução de melhor custo-benefício, que atenda suas expectativas.

 

Descubra qual o exaustor industrial mais adequado para sua indústria. Entre em contato com os especialistas da TecVent e solicite uma visita técnica.