Como aumentar o conforto térmico industrial e quais equipamentos devo usar?

HomeConforto TérmicoComo aumentar o conforto térmico industrial e quais equipamentos devo usar?
COMO AUMENTAR O CONFORTO TÉRMICO INDUSTRIAL E QUAIS EQUIPAMENTOS DEVO USAR?

O calor excessivo é algo extremamente cruel no dia a dia das indústrias, trazendo muitos problemas além do desconforto. Os funcionários expostos continuamente a essa condição degradante podem apresentar vários problemas de saúde, como desidratação, confusão mental e até desmaios.

Em contrapartida, toda essa situação também acaba sendo desfavorável às empresas, já que a desatenção e o mal estar pode contribuir para o aumento dos números de acidentes de trabalho, além, é claro, de contribuírem para a queda de produtividade, aumento da rotatividade das equipes, afastamentos médicos, licenças e outros.

Por tudo isso, procurar melhorar o conforto térmico industrial é algo extremamente importante. Mas, você sabe em quais equipamentos investir? Continue a leitura e descubra!

O conforto térmico e as características da sua indústria

Os sistemas de ventilação industrial são, geralmente, os mais recomendados quando falamos em conforto térmico, porém, existem inúmeras soluções no mercado – e nem sempre definir a que trará melhores resultados é uma tarefa simples.

Isso acontece porque, cada indústria, possui características próprias que acabam influenciando na geração de calor. Alguns pontos que precisam ser analisados são:

  • características construtivas da sua indústria, como saídas e entradas de ar, altura do pé direito, material de construção do telhado, incidência solar, entre outros;
  • características da sua produção, como quantidade de máquinas geradoras de calor, localização das mesmas, horário de funcionamento, quantidade de pessoas circulando no ambiente;
  • problemas adicionais além do calor, como poeira, partículas de contaminantes no ar, baixa ou alta umidade, falta de ar renovado, entre outros.

Somente a partir de uma análise criteriosa de todos esses pontos é possível definir qual o sistema mais adequado as suas necessidades. Não raro, um mesmo ambiente pode necessitar de soluções integradas, visando amenizar o calor e melhorar o conforto térmico, mas também aumentar a umidade relativa do ar, retirar a poeira do ambiente e renovar o ar, melhorando o bem estar de forma global.

Por isso, não existe uma resposta padrão para a busca pelo conforto térmico. Em cada indústria, poderão existir cenários e necessidades diferenciadas e somente a visita de um técnico especialista pode oferecer as respostas que você procura.

Quais são as soluções de ventilação industrial mais usadas atualmente?

Agora que você já entendeu que para definir a solução em ventilação industrial mais adequada para o seu caso é preciso uma análise criteriosa da sua indústria, veja quais são os equipamentos mais usados atualmente, suas indicações e resultados esperados.

Ventiladores axiais ou centrífugos

Os ventiladores são, de longe, os métodos mais conhecidos na hora de amenizar o calor. Eles podem ser tanto centrífugos (ajudando na exaustão de odores, gases, fumaças e outros) como axiais (presos a paredes, tetos ou ainda em versões transportáveis).

Embora essas opções não consigam reduzir a temperatura do ambiente de maneira significativa, eles podem ajudar a melhorar a sensação de frescor, além de ajudar a melhorar a qualidade do ar em determinados ambientes.

Contudo é preciso atenção porque, se não houver troca de ar no ambiente, o ventilador apenas fará circular o ar quente, mantendo no espaço os contaminantes e ainda não ajudando a melhorar o conforto térmico.

Climatizador evaporativo industrial 

Este equipamento funciona de maneira a renovar o ar interno, eliminando os possíveis poluentes, regular a temperatura, melhorando o conforto térmico principalmente em áreas críticas (como próximo de caldeiras ou fornos) e ainda mantendo a umidade do ar constante, reduzindo o nível de fadiga e de problemas respiratórios nos funcionários.

Outra vantagem do sistema está relacionada aos custos, já que quando comparado ao uso do ar condicionado, por exemplo, ele é bem mais econômico, com valores menores de aquisição de equipamentos, instalação, manutenção e consumo de energia elétrica.

O climatizador evaporativo funciona acoplado ao insuflador, usando a evaporação de água por meio da passagem do fluxo de ar, reduzindo a temperatura ambiente. Todos os reservatórios de água usados pelo equipamento são selados, evitando assim a entrada de poeira, insetos e outros, garantindo economia e qualidade.

Insufladores

Os insfuladores axiais são ótimas opções para àquelas indústrias que necessitam promover uma renovação do ar no ambiente fabril, diluindo a concentração do ar quente contaminado através da pressão positiva, melhorando o conforto e o bem estar dos trabalhadores.

Esses equipamentos costumam ser instalados cerca de 1 metro e meio acima do telhado e, com um sistema de motor e hélice, eles direcionam o fluxo de ar, encaminhando para o interior da indústria o ar fresco e limpo captado no telhado.

Além disso, o insuflador conta ainda com um domus próprio pintado de branco que reflete os raios solares e melhora a qualidade do ar insuflado. Esse domus é responsável por evitar que água da chuva, insetos ou outros itens acabem sendo insuflados para o interior da indústria – garantindo a qualidade do ar e o bem estar independente da condição climática.

Exaustor Industrial

Este é um equipamento motorizado e que ajuda na renovação do ar em grandes áreas industriais, melhorando o conforto térmico e promovendo a retirada de contaminantes, odores, poeiras e outros. Ele pode ser instalado ao redor de áreas de calor intenso, como caldeiras, fornos, estufas ou outros ambientes, favorecendo o trabalho nestes locais.

O exaustor industrial também é a melhor escolha para quando é necessário promover a retirada de partículas de poeira, fumaça ou gases tóxicos do espaço, impedindo que os mesmos acabem se espalhando por toda a indústria, contaminando os demais setores.

Ele pode ser instalado nas paredes ou telhados, conta com um design simples e discreto e é bastante versátil e adaptável.

Saída de ar natural

Para que o conforto térmico realmente exista em um ambiente é imprescindível que haja um bom fluxo de ar no local, mas nem sempre os ambientes fabris são projetados dessa maneira e o que costuma acontecer é o trabalho em barracões abafados e com aquela sensação de “ar pesado”.

Na hora de melhorar essa condição, uma boa opção é a instalação de saídas de ar no telhado, reduzindo também a presença de poeira, fumaça e gases no ambiente. Para que esse sistema realmente funcione é essencial uma análise criteriosa do layout industrial e também do que é produzido no ambiente.

Com essas dicas, ficou mais fácil definir pelo melhor sistema de ventilação industrial para as suas necessidades e favorecer o conforto térmico dos seus funcionários? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos ou colegas de trabalho no seu Facebook ou LinkedIn!