Climatizador Evaporativo Industrial

HomeClimatizador Evaporativo Industrial

O Climatizador Evaporativo industrial desenvolvido pela TecVent é o resultado de vários anos de pesquisa e projetos para oferecer o maior conforto térmico possível, com baixo custo e manutenção mínima.

Seu módulo é acoplado ao insuflador axial e utiliza a evaporação da água através da passagem do fluxo de ar que provoca a redução da temperatura no ambiente. É o mesmo efeito que ocorre na pele humana depois de um banho frio em um dia quente.

O climatizador evaporativo apresenta maior eficiência nos períodos mais quentes do dia, quando a necessidade do resfriamento do ar é maior. Outra característica é a economia no consumo de energia para o resfriamento de grandes áreas, principalmente na indústria.

Climatizador Evaporativo industrial e seus resultados

A indústria sobrevive de resultados positivos na performance de sua estrutura (custo de operação) e capacidade produtiva aliada a qualidade. A climatização de ambientes industriais contribui para o conforto térmico dos colaboradores, tornando o ambiente mais agradável contribuindo para a eficiência na produção. A climatização de ambientes industriais contribui também para o funcionamento adequado de máquinas e equipamentos, aliviando o estresse e o alto consumo devido ao calor.

O insuflador axial de telhado tecvent ou de parede, quando dotado do módulo evaporativo atua de 3 maneiras no ambiente industrial:

  1. Promove a pressão positiva no ambiente, trazendo ar limpo de fora dispersando poluentes;
  2. Regula a temperatura promovendo conforto térmico em áreas críticas próximas a máquinas fornos e caldeiras;
  3. Mantém a umidade do ar constante, evitando problemas respiratórios e fadiga nos colaboradores da indústria.

Outra característica importante a se mencionar a respeito do sistema de climatização evaporativo industrial são os resultados nos custos. Comparado ao sistema de refrigeração utilizando ar condicionado, os custos com equipamentos, instalação e manutenção são significativamente maiores:

  • Montagem da Central de Refrigeração de ar;
  • Equipamentos de alto custo;
  • Manutenção de alto custo para a indústria;
  • Dutos de ventilação de chapa de aço para levar o ar refrigerado aos ambientes;
  • Isolamento térmico dos dutos de ventilação com borracha elastomérica (alto custo);
  • Troca constante de filtros que podem acumular ácaros, fungos e outros organismos nocivos a saúde humana.

O sistema de climatizador evaporativo industrial pode funcionar 24 horas por dia 7 dias por semana, com baixo custo e manutenção. Virtualmente são invisíveis aos olhos dos trabalhadores sem a necessidade de longos dutos que interferem na rede elétrica, rede de dados e bloqueiam a iluminação natural do local.

Conjunto Insuflador Axial de Telhado Modelo TCT-1000,

Climatizador Evaporativo


O climatizador evaporativo industrial é acoplado ao insuflador. Consiste na utilização da evaporação da água através da passagem do fluxo de ar, provocando a redução na temperatura do ar.

O uso da água para o resfriamento evaporativo é otimizado pelo equipamento, uma bomba instalada no reservatório repõe somente a água que evapora durante o processo. Os reservatórios de água localizados nos lados do equipamento são selados, evitando a entrada de poeira e insetos, garantindo economia e a qualidade da água.

Ar resfriado naturalmente pela água

Em períodos mais secos do ano ou em regiões onde a umidade do ar é predominantemente mais baixa, se ela estiver dentro dos níveis recomendados, trazem diversos benefícios. O ar insuflado junto com a umidade não causa o ressecamento e desconforto de outros métodos de resfriamento.

O sistema evaporativo consiste de um elemento instalado na caixa onde o ar passa e leva a umidade para dentro do ambiente, melhorando o conforto térmico, sem gotejamento, respingo ou excesso de umidade, que pode comprometer também a saúde ou o processo produtivo em andamento no local.