3 equipamentos que otimizam o conforto térmico industrial

HomeConforto Térmico3 equipamentos que otimizam o conforto térmico industrial

Como em todos os segmentos fabris, o conforto térmico industrial é uma condição que visa trazer mais segurança aos colaboradores, bem como aos equipamentos. Por  isso, ter um ambiente controlado, é fundamental para aumentar a qualidade produtiva de uma indústria. Para isso existem diversos equipamentos que podem ajudar a suprir essa necessidade.

Neste artigo colocamos x equipamentos que otimizam o conforto térmico e podem garantir mais produtividade, comodidade e segurança nas indústrias. Confira!

 

3 equipamentos que otimizam o conforto térmico industrial

 

1. Insufladores Axiais

Os insufladores axiais proporcionam rápida renovação do ar localizado no ambiente fabril, diluindo a concentração do ar quente contaminado devido a pressão positiva. Promovem alta taxa de renovação e perfeita distribuição do ar fresco pela zona de ocupação. Desse modo, garantem o conforto e o bem-estar dos ocupantes.

Os insufladores axiais têm por objetivo captar o ar fresco e limpo a um metro e meio acima do telhado. Através de motor e hélice, direciona o fluxo para outro duto inferior distribuindo o ar pelo difusor, que encaminha o ar fresco e limpo para dentro do ambiente.

Principais Características do conjunto Insuflador Axial de Telhado:

  • Proporciona conforto térmico através de ventilação sensitiva (ar fresco, limpo e renovado);
  • Proporciona renovação do ar quente e contaminado dentro do ambiente;
  • Proporciona pressurização, diluindo calor e contaminantes;
  • Ventilação de ar fresco e limpo com controle de direcionamento do ar, sem influenciar no processo produtivo;

 

2. Exaustor Industrial

O Exaustor Industrial é um equipamento motorizado utilizado para a exaustão de grandes áreas, promovendo a renovação constante do ar de forma rápida. Desse modo, confere o conforto térmico de áreas na indústria ao redor de fornos, estufas, caldeiras ou qualquer local onde existam equipamentos que irradiam calor.

Este equipamento é aplicado em processos industriais para a retirada de resíduos como pó e fumaça em geral, impedindo que estes resíduos se espalhem-se pela fábrica. Pode ser adaptado a qualquer telhado ou parede, e possui design simples e discreto, proporcionando leveza visual ao ambiente da indústria.

 

3. Saída de Ar Natural

Todo ambiente deve ter entrada e saída de ar natural, suficientemente projetada para a perfeita circulação do ar. Devido à inexistência de saídas de ar eficientes, o calor é represado no ambiente fabril com sua concentração em aumento exponencial no decorrer do dia produtivo.

É necessário então prover a livre saída do ar quente represado, de modo a facilitar a entrada de ar fresco pelas aberturas prediais, melhorando a circulação do ar no ambiente. Sempre que analisarmos as condições de geração de calor, temos que considerar que o ar aquecido, fumaça e gases menos densos que o ar, elevam-se ao telhado.

Benefícios da saída de ar natural

  • Tem como objetivo, permitir a passagem de ar quente e odores, evitando o acúmulo do calor e melhorando simultaneamente as condições de ventilação;
  • O domus (proteção contra chuva) é pintado de preto com tinta de pigmentação especial, que promove um efeito térmico, aquecendo o ar circunvizinho e auxiliando com grande eficiência na retirada do ar quente;
  • Facilidade de instalação podendo ser realocados de um ponto a outro do telhado e sua base possibilita acomodar equipamentos motorizados em caso de necessidade;
  • Iluminação natural com filtragem dos raios ultravioleta proporcionando grande economia de energia elétrica com as lâmpadas.

Está procurando por soluções em conforto térmico industrial? Conheça a TecVent, nossos projetos são baseados em soluções inteligentes e inovadoras. Desenvolvemos sistemas com o menor número possível de intervenções de manutenção, impactando positivamente na redução do custo operacional direto.

Adquira um projeto que proporcione benefícios também em médio e longo prazos. Faça um estudo sem compromisso com a TecVent!